O que há de novo na ChristianAnswer.Net?

Por que devemos orar e agir pela igreja em sofrimento?


Ver esta página em: Alemão, Indonésio

“…como seguidores de Cristo, temos que dar um passo de coragem: temos que derramar fora a ‘imagem de inimigo’ que temos daqueles que nos perseguem. Porque no momento em que temos uma imagem de inimigo de alguém, o amor de Deus não pode mais trabalhar por meio de nós para alcançá-lo! Devemos orar e inclusive amar aqueles que nos odeiam.”
—Irmão Andrew

Brother Andrew of Open DoorsA cada ano, milhões de cristãos ao redor do mundo participam de um Dia Internacional de Oração pela Igreja Perseguida. Para vocês que participam, quero agradecer em nome de todos os milhões de cristãos sitiados, que vivem em áreas onde o custo da fé é máximo.

Temos que falar em favor dos 200 milhões de cristãos ao redor do mundo que vivem sob perseguição (exemplos). Temos que falar contra aqueles regimes opressores nos quais atrocidades ainda acontecem, porque nós não falamos alto o bastante como igreja neste mundo pródigo. Não falamos a Deus o bastante por meio da oração acerca do assunto, e não falamos o bastante para e por meio dos nossos governos.

Por todo o mundo a situação é a mesma: os que estão sofrendo não podem ter sucesso sem nossa ajuda. Mas qual é a solução? A Bíblia claramente nos ensina que é perdão e reconciliação, banhados em oração.

[Nota: Um estudo bíblico sobre como orar pela igreja perseguida está disponível abaixo.]

Recentemente, eu estava em uma cidade cristã totalmente destruída numa só noite por uma selvagem multidão muçulmana, deixando 10 000 – 20 000 cristãos sem lar, vendo todas as suas posses destruídas. Nós fizemos uma grande reunião de cristãos e muçulmanos logo em seguida, e falamos de perdão e reconciliação.

Por quê? Porque a vida continua mesmo durante e após a perseguição! Nós temos que procurar essas oportunidades, não apenas as necessidades, não apenas as crises, mas as oportunidades e soluções que Deus dá àqueles que são dedicados a ele.

Naquele mesmo dia, eu recebi uma chamada telefônica do principal Imam [líder muçulmano] daquele país. Ele disse, “Irmão Andrew, você pode, por favor, vir e orar comigo? Eu estou muito doente!.”

E então eu decidi levar comigo um pastor que acabara de ser libertado da prisão; um homem que tinha sofrido por causa dos muçulmanos. Juntos, acompanhados de outros membros de nossa equipe Portas Abertas, fomos vê-lo. Lá eu expliquei exatamente quem Jesus era. Eu dei um testemunho de minha fé pessoal em Cristo. E então eu comecei a orar e impus minhas mãos sobre esse Imam, e, quando eu estava orando, senti uma mão em cima da minha. Era o pastor que tinha acabado de sair da prisão. Que ilustração perfeita do ensinamento de Jesus: orar por aqueles que o perseguem.

Os cristãos têm uma resposta naquelas situações em que o mundo não sabe nada. Mas, como seguidores de Cristo, temos que dar um passo de coragem: temos que derramar fora a ‘imagem de inimigo’ que temos daqueles que nos perseguem. Porque no momento em que temos uma imagem de inimigo de alguém, o amor de Deus não pode mais trabalhar por meio de nós para alcançá-lo! Devemos orar e inclusive amar aqueles que nos odeiam.

Assim, na verdade, o modo como os cristãos vivem suas vidas perante os outros é a mensagem mais poderosa que podemos compartilhar. Transcende de longe as palavras ou métodos que possamos tentar empregar para impactar um mundo necessitado em face da questão desafiadora: “Quem é Deus?”. Os cristãos devem ser capazes de apontar para seus corações e dizer: “Aqui está Deus! Ele vive em mim. E eu estou disposto a morrer por Ele e eu estou disposto também a morrer por você porque é isso que Ele fez por nós na cruz do Calvário!”. Nada mais funcionará nesta era de confrontação a não ser que e até que cada cristão não apenas esteja pronto para dar sua vida, mas que um dia realmente faça isso.

Eu desafio os cristãos do mundo a orar pelos seus irmãos e irmãs perseguidos, a agir em favor deles e a viver a vida de Jesus neste mundo necessitado à nossa volta. Somente então veremos uma mudança radical acontecer nas vidas das pessoas. Somente então veremos o amor de Cristo substituir o ódio deste mundo.

Autor: Brother Andrew, fundador de Portas Abertas

Como Orar pela Igreja Perseguida

  1. Image copyrighted, Films for Christ.Por seu livramento e proteção física.
    Mateus 26:39 “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.”

    Atos 12:5 “Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele.”

    Filipenses 1:19 “Porque sei que isto me resultará em salvação (da prisão), pela vossa súplica”

    Filemom 22 “E ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que pelas vossas orações hei de ser concedido (da prisão)”

    Romanos 15:30-31 “Rogo-vos, irmãos… que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus, para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judéia".

    Deus tinha predito perseguição:
    Atos 20:23-24 “o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contanto que complete a minha carreira”

    E o sofrimento veio:
    Atos 21:30-31 “Alvoroçou-se toda a cidade, e houve ajuntamento do povo; e agarrando a Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e logo as portas se fecharam. E, procurando eles matá-lo…”

  2. Que Deus lhes dê as palavras corretas e que eles, sem temor, tornem Cristo conhecido.
    Aqui Paulo diz como orar por ele quando ele estava sofrendo por Cristo na cadeia – note que sua oração não foi para libertação.

    Efésios 6:19-20 “Ore também por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar.”

    Colossenses 4:2-4 “Perseverai na oração… orando ao mesmo tempo também por nós, para que Deus nos abra uma porta à palavra, a fim de falarmos o mistério de Cristo, pelo qual também estou preso, para que eu o manifeste como devo falar.”

  3. Que eles vejam a graça de Deus como suficiente e o poder de Deus aperfeiçoado em sua fraqueza. (2 Coríntios 12:9-10)
  4. Que eles amem a vinda de Cristo
    2 Timóteo 4:5-8 “Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”

    Hebreus 11:35 “uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição”

  5. Que eles se regozijem em compartilhar os sofrimentos de Jesus de modo que eles se regozijarão ainda mais quando Cristo for revelado.
    Hebreus 10:34 “com gozo aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão melhor e permanente.”

    Mateus 5:12 “Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.”

    I Pedro 4:13 “mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.”

  6. Photo copyrighted, Films for Christ.Que eles perseverem.
    Hebreus 10:36 “Porque necessitais de perseverança.”
  7. Que eles escolham os maus tratos e o opróbrio de Cristo, não os prazeres do pecado.
    Hebreus 11:24-26 “Pela fé Moisés… (escolheu) antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito.”
  8. Que eles se armem deste pensamento: sofrer de modo a erradicar o pecado.
    1 Pedro 4:1 “armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado”

    Hebreus 5:8 “ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu”

  9. Que eles amem a Cristo muito mais do que à própria vida.
    Apocalipse 12:10-11 “E eles venceram (Satanás) pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte.”

    Filipenses 1:21 “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”

    Atos 20:24 “Eu (Paulo) em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira.”

  10. Photo copyrighted, Films for Christ.Que eles amem a seus inimigos.
    Lucas 6:27-31 “Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.”
  11. Que eles não caiam em tentação—uma possibilidade fácil sob o estresse da perseguição (Lucas 22:39-45 - Jesus no jardim)

  12. Que eles se regozijem de serem julgados dignos de sofrer afronta pelo SEU nome.
    Atos 5:41 “Retiraram-se pois da presença do sinédrio, regozijando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus.”
  13. Que eles se lembrem de que foram feitos para tal perseguição.
    Atos 14:22 “Por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus."

    Filipenses 1:29 “pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele”

  14. Que eles vivam a alegria do Senhor diante de seus perseguidores.
    Atos 16:25 “Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.”

    Filipenses 1:28 “e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus”

  15. Que eles se lembrem de sua inacreditável glória futura.
    Romanos 8:18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.”
  16. Que eles possam aprender a confiar em Deus de modo mais completo.
    2 Coríntios 1:8-9 “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal que até da vida desesperamos; portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos”
  17. Que eles se regozijem de trazer em seus corpos as “marcas de Cristo”.
    Gálatas 6:17 “Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.”
  18. Que eles se regozijem de cumprir o que resta das aflições de Cristo.

    Colossenses 1:24 “Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja”.

    Nota: Nossos sofrimentos não contribuem para o valor expiatório dos sofrimentos de Jesus. Antes, Seus sofrimentos não são conhecidos pelo mundo e assim nós sofremos para levar essas notícias àqueles aos quais Seus sofrimentos foram propostos para salvar.

Autor: Este estudo bíblico em como orar pela igreja perseguida foi enviado por um amigo da Films for Christ, um pastor que prefere permanecer anônimo.

Mais sobre perseguição


Irmão Andrew, um holandês cujo nome real é Anne van der Bijl, sempre foi um pioneiro. Ele fez história durante os primeiros dias da Guerra Fria, quando, em 1955, ele começou a “contrabandear” Bíblias na Europa Oriental Comunista. No último dia de sua primeira viagem, quando se assentou lendo sua Bíblia, ele disse que o Senhor falou a ele por meio de Apocalipse 3:2: “confirma o restante, que está para morrer”. A distribuição de uma mala de literatura cristã para a igreja em sofrimento na Polônia foi o princípio humilde da Portas Abertas com Irmão Andrew, agora um ministério internacional que leva literatura e assistência muito necessária a cristãos vivendo em circunstâncias difíceis em 58 países ao redor do mundo.

-->

Autores: Primeira porção provida pelo Irmão Andrew, fundador da Portas Abertas, via Assist Communications, PO Box 2126, Garden Grove, CA 92842-2126, USA. Segunda parte provida por um amigo da Films for Christ, um pastor que deseja permanecer anônimo.

Copyright © 1998, 1999, Films for Christ, Todos os direitos reservados – exceto o que consta no anexo “Usage and Copyright” que concede aos usuários de ChristianAnswers.Net direitos generosos de utilizar esta página em em seus lares, testemunho pessoal, igrejas e escolas.

Go to Films for Christ

ChristianAnswers.Net
Christian Answers Network
PO Box 1167
Marysville WA 98270-1167         Envie sua Questões


Go to index page Christian Answers home page
home page
directory
Christian Answers Network HOMEPAGE e DIRETÓRIO
Traduzido por: Renan Pedroso Batista