Lista de atalhos para o conteúdo do site

O que há de novo na ChristianAnswer.Net A Bíblia realmente contém informações acuradas, ou ela falha quanto à acurácia quando lidando com a história e a ciência?



English version: When we say that the Bible is the Word of God, does that imply that it is completely accurate, or does it contain insignificant inaccuracies in details of history and science? English Answer

Alguns teólogos ensinam que a Bíblia é inspirada e autoritativa, e que é uma revelação acurada daquilo que Deus quer que saibamos sobre a salvação - mas abrem espaço para pequenos erros em áreas que não são tão importantes. Um teólogo, por exemplo, diz que o trabalho do Espírito Santo na inspiração da Bíblia somente garantiu "a seletividade de eventos e acurácia de registro e interpretação suficientes para alcançar o próposito de Deus ao longo do resto da existência do homem." (Dewey Beegle, Inspiration of Scripture, p. 190).

Entretanto, o Cristianismo clássico repousa na certeza de que a Bíblia é completamente acurada. Ela pode conter declarações que são (1) figuras de linguagem; (2) descrições não-técnicas; ou (3) de difícil entendimento. Mas erros cairiam em uma categoria diferente. Se as Escrituras contém erros, não importa o quão pequenos estes erros sejam, elas não podem mas ser nosso padrão de verdade. Eu me torno um padrão de verdade quando começo a determinar quais declarações bíblicas são corretas e quais não são. E se eu não posso confiar que Deus colocou os fatos corretos na Bíblia no que concerne a datas e medidas (que são passíveis de conferência), porque devo esperar que ele seja acurado em áreas como pecado e salvação (que não podem ser conferidas)?

A Bíblia não usa a palavra “inerrante”, mas a idéia é óbvia.

  • Salmo 19:7-9 - "A lei do Senhor é perfeita … o testemunho do Senhor é fiel … os preceitos do Senhor são puros … os juízos do Senhor são verdadeiros para sempre."
  • Salmo 119:43 - "a palavra da verdade."
  • Salmo 119:142 - "a tua lei é a verdade."
  • Samo 119:160 -"a tua palavra é a verdade desde o princípio."
  • João 17:17 - "a tua palavra é a verdade."
Uma Bíblia que não é acurada contradiz o atributo de Deus que afirma seu caráter absolutamente verdadeiro.

Algumas pessoas consideram que a questão da inerrância bíblica é uma questão sem importâncias, mas a idéia de que a Bíblia contém erros abre as portas para sérios perigos espirituais. Quando as pessoas decidem que elas possuem a autoridade de marcar um ou outro versículo das Escrituras com certo ou errado, elas começam logo a encontrar mais e mais versículos que se encaixam na categoria de “incorretos”. Cada geração rejeita mais e mais das Escrituras à medida que ela difere de suas próprias opiniões.

Autor: Dr. John Bechtle

Copyright © 1995, Films for Christ, Todos os direitos reservados - exceto como notado na página “Usos e Copyright” que granjeia aos usuários da ChristianAnswers.Net direitos generosos de usarem esta página em suas casas, em seu testemunho pessoal, em suas escolas e igrejas.   

Go to Films for Christ

Jesus Cristo é a resposta?  ChristianAnswers.Net
Christian Answers Network
PO Box 1167
Marysville WA 98270-1167 EUA

 


ChristianAnswers.Net em inglês
Página principalAtalhos
Página principal e Listagens

Go to index page